.
...

Produção de Documentário referente a importância do uso da tecnologia na Escola


Documentário produzido com o intuito de abordar a importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.

Documentário produzido por Samwel Sennen e Gilson Carlos, ambos graduandos em Geografia/ UERN, com o intuito de abordar a importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem. Para isso foi selecionada a Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo localizada em Pau dos Ferros/RN, na qual foram feitas análises a respeito do uso da tecnologia por esta instituição de ensino, para mostrar como ocorre a utilização destes recursos tecnológicos em prol da educação.
A tecnologia faz parte do convívio social moderno, caracterizado pelas necessidades da sociedade em fazer determinada atividade de uma forma mais prática, refletindo assim em uma cultura informatizada, que por sua vez tem propiciado a profusão de informações e conhecimentos em diversas áreas. Nesse sentido, com o intuito de facilitar a ações pedagógicas e também o trabalho docente, as escolas tem adotado tecnologias de informação como ferramentas de apoio e estímulo aos alunos. Este recurso quando bem utilizado, pode contribuir de forma positiva para o processo de ensino-aprendizagem, e para isso deve-se ter um conhecimento prévio de sua utilização.
Estamos na era da tecnologia, a era que favorece tanto o lado social como econômico, a respeito das técnicas dos sistemas de produção, de abastecimento, transportes, comunicação, e que todos estes utilizam-se de informações que a tecnologia dispõe, transformando as ações do homem perante a evolução da técnica provinda de um período histórico. Algumas pessoas conseguem se adaptar com mais facilidade a essas mudanças, já outras tem certa dificuldade, e por isso as ignoram, havendo deste modo a necessidade de maior apoio por parte do governo através de projetos na utilização desses recursos no ambiente escolar, e mostrar para a sociedade a sua verdadeira importância na integração do mundo virtual ao real.
Ao utilizar a tecnóloga no ambiente escolar, deve-se ter em mente que não está ocorrendo a substituição de professores por instrumentos tecnológicos, muito pelo contrário, o que está ocorrendo é o acréscimo de recursos de apoio para o trabalho pedagógico, e contribuições significativas para o processo de democratização e acesso aos bens culturais de uma realidade social. Convém a discussão de que não basta somente ter acesso a tecnologia da informação, e sim principalmente saber utilizar essa tecnologia de forma que possa resolver os problemas de assimilação do cotidiano, e na compreensão do mundo no seu contexto de transformação. A tecnologia tanto ajudará o professor em sua didática, na melhor compreensão por parte dos alunos, como também poderá ser utilizada como recurso de elaboração de atividades e trabalhos através de pesquisas e apresentações de slides. Diante disso, o professor deve desenvolver sua habilidade técnica como mediador, e facilitador, relacionado ao domínio da tecnologia, e sobretudo saber articular juntamente com sua prática pedagógica, para que possa utilizar-se da mesma como forma produtiva no ensino. O desenvolver destas habilidades contribui também no refletir de sua prática para que possa transformar e potencializar a aprendizagem do aluno. O professor assim, com o uso de tecnologias como computadores, tablets, projetores, lousas digitais, DVDs, jogos e livros online e até mesmo celulares, estará criando um ambiente favorável a participação e envolvimento livre do aluno na articulação de informações e conhecimentos, ao facilitar a compreensão de determinados temas com base em instrumentos tecnológicos que podem ser utilizados como meios de articular saberes. Assim, para se ter uma boa aula, é imprescindível que as escolas trabalhem na qualificação dos seus profissionais, para que haja assim um melhor desempenho no uso das tecnologias nas práticas pedagógicas escolares.
O uso da tecnologia nas escolas, tem muitos benefícios na aprendizagem, porém para que possam ser realmente efetivados, é necessário tempo e interesse por parte dos professores da escola e apoio por parte da direção escolar. Perante sua imensa importância, esta não substitui as aulas tradicionais, porém pode ajudar como recurso metodológico, visando a participação e maior interesse dos alunos, pois sabemos que os jovens de hoje possuem uma grande facilidade de aprender a usar estes equipamentos modernos. Por isso que a metodologia de uso de tecnologias na escola pode aproximar ainda mais a relação entre professor e aluno, e desenvolver suas capacidades cognitivas de relacionar saberes teóricos e práticos referente a qual quer que seja o tema estudado.


7
0 Comentários

Recados